top of page
Buscar

Análise de Projeção de Caixa

  • Foto do escritor: Paty Addario
    Paty Addario
  • 6 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura
Dona do negócio fazendo Analise de Vendas

Para quem já deu uma olhadinha em nossas perguntas do FAQ, na página inicial do nosso site, sabe que a Análise de Projeção de Caixa é uma das ferramentas mais poderosas para a tomada de decisões. E pela experiência com nossos clientes, é uma das análises que eles mais gostam e aguardam.


Por quê?

Os clientes entendem o impacto das decisões que eles irão tomar agora, em como isso vai refletir no futuro.


Bom, a Projeção de Caixa é uma simulação de como o saldo de caixa se comporta caso determinadas entradas e saídas aconteçam. Apresentamos essa análise em forma de gráfico para melhor visualização.


O primeiro mês da projeção é sempre o mês atual. A projeção é o momento em que iremos olhar para o futuro. Vamos olhar para o mês atual, e iremos simular o que pode acontecer daqui para frente.


Entradas


Se as entradas forem menores que as saídas, provavelmente meu cliente terá um saldo negativo no futuro em seu caixa.


Com a Análise de Projeção de Caixa, podemos antecipar esse tipo de situação, e o cliente não precisará ir atrás de outros recursos, como aporte, empréstimos ou até um investidor.


Neste caso, orientamos o cliente a aumentar as entradas ou reduzir as saídas. Para ajudar o nosso cliente, também podemos fazer simulações em relação ao seu saldo de caixa atual. Tudo através do gráfico, de acordo com os dados, valores da empresa do cliente.


Como Projetar? Quais valores considerar?


*Para clientes de produto ou serviço, mas que trabalham com atendimentos pontuais, como clínicas ou consultórios, por exemplo, geralmente é mais difícil prever o quanto ele vai vender nos próximos meses. Então você pode trabalhar com cenários:


  • Pessimista: Entradas zeradas nos próximos meses, ou seja, o pior cenário possível, sem fornecedor, problemas na produção ou até uma pandemia global.


  • Realista: Repetir as entradas do mês atual ou considerar uma média dos últimos meses.


  • Otimista: Considerar um aumento nas próximas entradas. Meu cliente pode estar em algum investimento, alguma divulgação diferente, vai lançar um produto novo ou está com uma parceria nova. E aguarda um aumento na entrada nos próximos meses.


Agora, para cliente de serviço, que trabalham com projetos e contratos, podemos fazer uma projeção um pouco mais assertiva, pois consideramos projetos fechados e contratos assinados. Como por exemplo uma empresa de Assessoria Financeira, um Escritório de Arquitetura ou uma Agência de Marketing.


Saídas


  • Gastos fixos, já sabemos que vão se repetir.

  • Calcular o gasto variável, referente à receita que você projetou.

  • Futuros pagamentos de dívida que já sabemos que vão acontecer.

  • Movimentos de aumento e redução de equipe.

  • Aumento de pró-labore, caso o cliente esteja pensando nisso.

  • Investimentos futuros.


Lembrando:

Estamos generalizando em clientes de produtos e serviços. Mas podemos ter exceções dentro desses grupos. Imagine a infinidade de negócios que podemos encontrar!


O importante é:

Dá para saber quais são as entradas futuras?

Então coloca na projeção.


Ou não tem como prever?

Faça os cenários. Independente se for cliente de produto ou serviço.



Paty Addario Gestão Financeira - Oferecemos soluções financeiras sob medida para potencializar seus lucros e garantir estabilidade. Com análises precisas e estratégias personalizadas, estamos prontos para impulsionar seu negócio.

 

Não deixe suas finanças ao acaso.

Entre em contato hoje e comece sua jornada rumo ao sucesso financeiro!



 
 
 

Comentários


Ícone do whatsapp

© 2024 por Paty Addario

Logo RODASIMA branco
bottom of page